Meninas também já escaladas para estrear no Oi Rio Pro
By abrasp | 6 de maio de 2017 | NotíciasAs melhores surfistas do mundo também já sabem quem irão enfrentar na estreia do Oi Rio Pro em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A etapa brasileira do World Surf League Championship Tour é apresentada por Corona e começa na terça-feira (09) na Praia de Itaúna. E a previsão das ondas está boa para o primeiro dia do prazo, que vai até 21 de maio na “Capital Nacional do Surfe”. Duas brasileiras vão competir em Saquarema, a top da elite, Silvana Lima, e a vencedora da triagem que definirá a última participante do Oi Rio Pro 2017.
Essa competição especial pela única vaga de convidada da etapa brasileira, está marcada para as 10h00 da segunda-feira na Praia de Itaúna. Dependendo da condição do mar, a triagem masculina com Raoni Monteiro, Lucas Chumbinho, Lucas Silveira e Yago Dora, pode abrir o dia. As participantes da bateria feminina serão indicadas em conjunto pela World Surf League, WSL South America, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Associação de Surf de Saquarema. A vencedora já garante a premiação mínima de 10.000 dólares, oferecida para as dezoito participantes nas etapas do World Surf League Women´s Championship Tour.
Elas são divididas em seis baterias na rodada inicial e as primeiras colocadas em cada, avançam direto para a terceira fase, mas as perdedoras têm uma segunda chance de classificação. A ganhadora do “wildcard” na triagem vai completar a terceira bateria do Oi Rio Women´s Pro, da hexacampeã mundial Stephanie Gilmore com sua lycra amarela do Jeep WSL Leader, e Keelly Andrew. Já a única brasileira na elite das top-17 da World Surf League, Silvana Lima, foi escalada para fechar a primeira fase, com a francesa Johanne Defay e a americana Lakey Peterson.
As duas adversárias da cearense foram semifinalistas da primeira etapa da temporada na Austrália, com a californiana sendo vice-campeã na final contra Stephanie Gilmore na Gold Coast. Lakey Peterson é a número 5 no Jeep WSL Ranking, Johanne Defay está em sétimo lugar e Silvana Lima ocupa a 14.a posição, fora do grupo das dez primeiras que são mantidas na elite para o ano que vem. A norte-americana iniciou seu caminho até a final na Gold Coast eliminando a brasileira na segunda fase, agora as duas voltarão a se enfrentar em Saquarema.
JEEP WSL LEADER – Na briga pelo título mundial da temporada, as quatro primeiras colocadas no ranking vão brigar pela liderança na etapa brasileira apresentada por Corona na “Capital Nacional do Surfe”. A norte-americana Courtney Conlogue, campeã do primeiro Oi Rio Pro em 2015 no Postinho da Barra da Tijuca, ganhou chances matemáticas com o bicampeonato no Rip Curl Pro Bells Beach, conquistado de forma espetacular contra Stephanie Gilmore. Com a vitória, Courtney subiu do oitavo para o quarto lugar no ranking.
Em terceiro está a atual campeã mundial e defensora do título do Oi Rio Pro, Tyler Wright, que precisa ser finalista de novo para voltar ao topo do ranking. A disputa está mais acirrada entre Gilmore e Sally Fitzgibbons neste início de temporada. As duas chegaram a competir com a lycra amarela do Jeep WSL Leader na etapa passada em Bells Beach, pois estavam empatadas em primeiro lugar com suas vitórias na Gold Coast e Margaret River, respectivamente.
A californiana Courtney Conlogue será a primeira das quatro concorrentes a estrear em Saquarema. Ela está na segunda bateria, com as australianas Nikki Van Dijk e Bronte Macaulay. Stephanie Gilmore entra na seguinte, com Keely Andrew e a brasileira que vencer a triagem. Tyler Wright faz sua primeira defesa do título do Oi Rio Women´s Pro contra a havaiana Coco Ho e a sul-africana Bianca Buitendag na quarta bateria. E na quinta, Sally Fitzgibbons enfrenta a havaiana Tatiana Weston-Webb e a francesa Pauline Ado.
COLETIVA DE IMPRENSA – Stephanie Gilmore, Tyler Wright e Silvana Lima, estarão atendendo aos jornalistas na coletiva de imprensa do Oi Rio Pro, junto com os campeões mundiais Kelly Slater, Gabriel Medina, Adriano de Souza e o atual, John John Florence, que venceu a etapa brasileira no ano passado na Barra da Tijuca. A Coletiva de Imprensa será na segunda-feira, as 15h00 no Centro de Treinamento da CBV – Confederação Brasileira de Vôlei – em Saquarema.
O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global do Jeep e Airbnb e a Oi como patrocinador “naming rights” da etapa brasileira apresentada por Corona. O Boticário e TNT Energy Drink são dois novos patrocinadores do Oi Rio Pro 2017, que será realizado com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), da Prefeitura Municipal de Saquarema, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). A competição será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com