Pena Little Monster define os campeões da segunda etapa neste domingo na Bahia

By abrasp | 28 de maio de 2017 | Notícias

No sábado de chuva e mar difícil em Itacaré, foram definidos os primeiros classificados para as quartas de final da categoria Pro Junior e os semifinalistas da Sub 16, Sub 14 e da Pro Junior feminina.

Daniel Templar (RJ) (Lima Junior / Pena)

O Pena Little Monster promoveu mais um longo dia de competição no sábado de chuva, vento forte e mar pesado em Itacaré, com ondas difíceis de 4-6 pés na Praia da Tiririca. Foi realizado um total de 27 baterias das 8h00 até quase anoitecer na bela cidade do litoral Sul da Bahia. A categoria principal, para surfistas com até 20 anos de idade, válida pelo Circuito Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), abriu e fechou o dia, com o líder do ranking, Mathias Ramos, ganhando a briga pelas últimas vagas para as quartas de final disputadas no sábado. Também foram definidas as semifinais do Pro Junior feminino e das categorias Sub 16 e Sub 14 masculinas. Já a Sub 08, Sub 10 e Sub 12, ficaram para o domingo.

O cearense Mathias Ramos, campeão na final Pro Junior da etapa de abertura do Pena Little Monster 2017 contra Jannifer de Sousa no Ceará, passou um sufoco para se classificar no segundo confronto do sábado em Itacaré. Ele voltou ao mar na última bateria do dia e dessa vez achou boas ondas para mostrar o seu surfe e vencer com o maior placar da categoria Pro Junior no sábado, 15,26 pontos. O catarinense Nathan Kawani também passou para as quartas de final em segundo lugar, com ambos despachando o baiano Felix Martins, recordista de nota na sexta-feira, e o paulista Igor Moraes, que ocupava o quinto lugar no ranking Pro Junior.

Mathias Ramos (CE) (Lima Junior / Pena)

“Graças a Deus, consegui passar agora para as quartas de final nessa bateria muito difícil”, disse Mathias Ramos, que vai enfrentar o carioca Vitor Soares na segunda quarta de final do Pena Little Monster de Itacaré. “Eu venho trabalhando bastante para atingir meus objetivos, acordando cedo, treinando, entrando focado em cada bateria e se Deus quiser vamos levar a vitória pro Ceará”.

A batalha pelas quartas de final começou logo após a primeira fase Pro Junior feminina. O paulista Edher Reis derrotou três surfistas do Rio de Janeiro no confronto que abriu essa quarta fase masculina. Pela manhã, ele bateu o líder do ranking, Mathias Ramos, e novamente achou boas ondas para superar seus adversários por 14,17 pontos. Na briga pela segunda vaga, Vitor Soares totalizou 12,27 contra 11,17 de Daniel Templar, eliminado junto com Lucas Paes.

“A bateria foi irada, altíssimo nível, altas ondas aqui na Praia da Tiririca e foi show de surfe”, disse Edher Reis, que vai disputar a primeira vaga na grande final Pro Junior com o catarinense Nathan Kawani. “A galera toda está surfando bem, fazendo várias notas altas e a expectativa é muito boa para amanhã (domingo). As ondas devem baixar um pouco, mas vão continuar com um bom tamanho e vamos com tudo tentar o título aqui”.

Edher Reis (SP) (Lima Junior / Pena)

As outras duas baterias que definirão os outros classificados para as quartas de final, ficaram para abrir o domingo, a partir das 8h00 em Itacaré. O último dia vai começar com três cearenses disputando duas vagas contra o potiguar Emanoel Tobias, terceiro colocado na primeira etapa do Pena Little Monster em Paracuru (CE). Um deles é o vice-líder do ranking, Jannifer de Sousa. Os outros são Sinoe Cronier e Cauã Costa, que enfrentou as difíceis condições do mar quatro vezes no sábado.

A primeira foi na quarta fase do Pro Junior, que abriu o penúltimo dia do Pena Little Monster em Itacaré. Ele barrou os cabeças de chave Raul Reis e Alex Soares, de São Paulo, no confronto vencido pelo potiguar Jonatha Santos, recordista de pontos nas ondas da Praia da Tiririca. Cauã Costa também passou em segundo lugar na sua bateria das quartas de final da categoria Sub 16, mas ganhou as duas que disputou na Sub 14, que ele lidera o ranking.

Na Sub 16, eliminou o vencedor dessa categoria na primeira etapa do Pena Little Monster no Ceará, o potiguar Mateus Sena, passando atrás do surfista de Saquarema, Daniel Templar. O natalense tinha derrotado três cearenses na final em Paracuru, com Thiago Eduardo ficando em segundo lugar, Lucas Bezerra em terceiro e Cauã Costa em quarto. Os três passaram para as semifinais na Bahia e vão brigar pela ponta do ranking Sub 16 no domingo.

Cauã Costa (CE) (Lima Junior / Pena)

“O campeonato está muito bom, tem altas ondas e estou me divertindo muito em cada bateria que eu passo”, disse Cauã Costa, um dos novos talentos do surfe cearense revelado nas etapas do Pena Little Monster. “Eu estou conseguindo achar boas ondas e espero que continue assim para que eu possa ganhar o campeonato. Eu sei que o nível está bem alto, a rapaziada tá surfando muito, fazendo notas muito boas, então esse último dia promete altas baterias”.

SEMIFINAIS SUB 14 E SUB 16 – Além de Cauã Costa, o outro único surfista que passou invicto pelas duas fases da categoria Sub 14 no sábado foi o paranaense Kainan Meira. Ele estreou nas ondas da Praia da Tiririca derrotando o baiano Braian Ramos e o cearense Cauet Frazão. Depois, eliminou dois baianos na bateria da segunda fase que o paulista Yan Sondahl avançou em segundo lugar. Mas, a Bahia vai disputar o título Sub 14 no domingo com Braian Ramos e Jeronimo Barros, que conquistaram as últimas vagas para as semifinais no sábado em Itacaré.

Braian Ramos vai enfrentar o líder Cauã Costa e o paulista Yan Sondahl na primeira bateria, enquanto Jeronimo Barros disputará a segunda vaga na final Sub 14 do Pena Little Monster contra o paranaense Kainan Meira e o pernambucano Claudio Santos. Na categoria Sub 16, Cauã também disputa a primeira semifinal com seu conterrâneo Lucas Bezerra, o baiano Lucas Sousa e o paulista Eduardo Motta. E a outra terá mais dois cearenses, Thiago Eduardo e Mateus Pedersen, contra o saquaremense Daniel Templar e o paulista Luan Hanada.

Taina Hinckel (SC) (Lima Junior / Pena)

PRO JUNIOR FEMININA – No sábado, as meninas também encararam as condições difíceis do mar na Praia da Tiririca pela primeira vez no Pena Little Monster de Itacaré e elas competiram debaixo de muita chuva em Itacaré. A líder do ranking Pro Junior, Larissa dos Santos, estreou com vitória na primeira bateria e Leticia Cavalcante completou uma dobradinha cearense contra a baiana Camila Belfort.

Na segunda, a carioca Kayana Reis e a catarinense Tainá Hinckel mostraram muita atitude para manobrar forte nas ondas pesadas do sábado em Itacaré. Elas fizeram os recordes do dia contra a outra carioca e catarinense que disputaram a bateria, Karol Ribeiro e Rafaela Coelho, respectivamente. Kayane registrou o maior placar – 15,83 pontos – e Tainá ganhou a maior nota – 8,73 – entre as meninas, passando em segundo para as semifinais com 15,23 pontos.

“As condições estão bem difíceis, mas tem altas ondas”, destacou a atual campeã sul-americana Pro Junior da WSL South America, Tainá Hinckel, de apenas 14 anos de idade. “Eu fiquei um pouco nervosa no início, mas depois eu consegui fazer bons somatórios para avançar para a próxima fase. Espero surfar bem de novo amanhã (domingo) e que tenha altas ondas para conseguir fazer um bom resultado aqui. Já vi que a semifinal vai ser de alto nível, bem difícil, mas nada é impossível e estou aqui para tentar vencer”.

Larissa dos Santos (CE) (Lima Junior / Pena)

Realmente, a primeira semifinal será de altíssimo nível, pois vai reunir as líderes do ranking brasileiro Pro Junior, as cearenses Larissa dos Santos e Yanca Costa, e a atual campeã sul-americana da categoria, Tainá Hinckel. Larissa foi campeã brasileira de 2015 e venceu as duas últimas etapas do Pena Little Monster disputadas no Ceará. Yanca Costa ficou em segundo na final deste ano e a paulista Açucena Vaz completa essa bateria. A outra disputa por duas vagas na grande final será entre a cearense Leticia Cavalcante, a paraibana Raissa Fernandes e as cariocas Luara Thompson e Kayane Reis.

A segunda etapa do Pena Little Monster 2017 válida pelo Circuito Brasileiro Pro Junior, é realizada com apresentação da CT Wax, patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Itacaré, apoio da Federação Baiana de Surf e realização da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções. O Pena Little Monster está sendo transmitido ao vivo na internet pelo www.pena.com.br

INFORMAÇÕES – Maiores informações na Top 16 Promoções pelo amelio.junior@uol.com.br e pelos fones (85) 999-868-538 e (85) 988-538-538, ou na Federação de Surf do Estado do Ceará pelo (85) 987-251-197, bem como pelo site da Pena – www.pena.com.br

———————————————————–
João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria do Surf
Assessoria de Imprensa do Pena Little Monster