Regência recebe a última etapa da Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf.

By abrasp | 9 de outubro de 2019 | Destaque, Notícias

Vencedores do circuito ganham prêmios e passagem para destinos internacionais, como Havaí e El Salvador.

A vila de Regência, na foz do rio Doce, Linhares, ES, promete encerrar com chave de ouro a terceira etapa da Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf. Conhecida por suas ondas tubulares, a praia de Regência já foi eleita como a 6ª melhor para a prática de surf no Brasil, segundo o site de viagens americano Expedia.

O circuito foi divido em três etapas. Já foram realizadas as provas nas praias de Povoação e Pontal do Ipiranga. Agora, chegou a vez de Regência. O circuito amador acontecerá nos 5 e 6 de outubro e o profissional, nos dias 11 a 13 de outubro.

Além das provas, o festival conta com uma estrutura para shows, artesanato, comidas e bebidas típicas da região, além de ser um importante marco para a retomada da prática esportiva e o fortalecimento do turismo e da economia local.

As atrações musicais ficarão por conta das bandas Macucos, Banda Bomba Relógio, Wave  e Chubbys Blues Band.

O circuito é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) em parceria, pelo segundo ano consecutivo, com a Fundação Renova, com patrocínio da Quebra Onda, Vitória Surf House e Trinta Pés> O apoio da Prefeitura de Linhares, do governo do Estado e Projeto Tamar. O evento também tem homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e a Federação Capixaba de Surf (Fesurf).

Campeões da primeira etapa

Na primeira etapa da competição, em Povoação, realizada em junho, os vencedores da categoria amador foram Benitto Dagostini (categoria Open), Miguel Cerqueira (Grommets), João Lucas Bessy (Júnior), Michel Gratz (Master), Ricieri Vaccaria (Regional) e José Ronaldo (Kahuna). Já na categoria profissional, o grande campeão foi o surfista capixaba Krystian Kymerson, de 26 anos, que ocupa o 15º lugar do ranking mundial de surf. No ano passado, além de vencer a competição, o surfista foi campeão capixaba e brasileiro.

Campeões da segunda etapa

Na segunda etapa, que aconteceu em Pontal do Ipiranga em agosto, o vencedor da categoria profissional também foi o surfista Krystian Kymmerson, que atualmente ocupa o 1º lugar no ranking do circuito. Já os vencedores da categoria amador foram Miguel Cerqueira (Gromets), João Lucas Bessy (Júnior), Cardoso Junior e Renato Francelino (Kahuna), Renato Coutinho    (Master), Renato Coutinho (Open), Benito Dagostini (Regional).

Premiação

Em cada etapa, o vencedor da categoria profissional ganha 4 mil pontos válidos para o ranking nacional de surf e divide com os 13 primeiros colocados o prêmio de R$ 40 mil em dinheiro. Já os campeões das categorias Regional, Master e Open ganham prêmios.

O vencedor da categoria profissional leva uma passagem para a alta temporada no Havaí, nos Estados Unidos. E os campeões das categorias Regional, Master e Open ganham passagens para El Salvador.

Além das passagens, os vencedores de todas as categorias são contemplados com estes prêmios:

Profissional: R$ 40 mil em dinheiro entre os 13 primeiros colocados
Open: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés
Master: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés
Regional: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés
Kahuna: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés
Gromets e Júnior: kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Balneabilidade

As coletas de amostras de água para análise da balneabilidade nas praias de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga são realizadas semanalmente pela Prefeitura de Linhares, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O município instalou 12 placas indicativas de balneabilidade, com 4 pontos em Pontal do Ipiranga, 3 pontos em Regência e 1 ponto em Povoação. A consulta de balneabilidade pode ser realizada no site da prefeitura municipal.

Evento

Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf
Local: Praia de Regência
Datas: 5 e 6 de outubro (amadores) e 11 a 13 de outubro (profissionais)