Surfistas já escalados para estrear no Pena Little Monster

By abrasp | 2 de fevereiro de 2017 | Notícias

Uma das principais competições para as categorias de base do esporte no país atingiu 161 inscritos de vários estados e vai abrir o Circuito Brasileiro Pro Junior de 2017 em Paracuru.

Cauã Costa (CE) (Lima Junior / Pena)
Cauã Costa (CE) (Lima Junior / Pena)

O Pena Little Monster 2017 começa nesta sexta-feira com um incrível número de 161 inscritos de vários estados do Brasil, com surfistas vindo desde o Rio Grande do Sul até o Pará, para competir na bela cidade de Paracuru, no litoral norte do Ceará. O circuito promovido pela Pena para revelar e preparar novos monstrinhos é realizado desde 2014 e já se tornou uma das principais competições para as categorias de base do esporte no país. Neste ano, além das categorias menores divididas por idade, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, o Pena Little Monster vai abrir o Circuito Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), para surfistas com até 20 anos.

Na quarta-feira à noite, foi realizado o Meeting Técnico com participação da maioria dos inscritos. Eles receberam informações importantes para um bom desempenho na competição, principalmente sobre as regras de prioridade de escolha da próxima onda em baterias com quatro atletas, que foi implantada no ano passado pela World Surf League. Então, eles já terão o privilégio de aprender a competir no sistema que usarão quando se tornarem profissionais.

Mathias Ramos (CE) (Lima Junior / Pena)
Mathias Ramos (CE) (Lima Junior / Pena)

Além da apresentação da comissão técnica, também foram divulgados as baterias e o cronograma da competição para os três dias do Pena Little Monster. As eliminatórias começam as 8h00 nesta sexta-feira e prosseguem até domingo, quando serão definidos os campeões nas ondas da Praia Ronco do Mar, em Paracuru. Com o adiamento do início do evento para o segundo dia, a quinta-feira ficou livre para os surfistas treinarem e testarem seus equipamentos no local do evento.

Os principais surfistas do Brasil com até 20 anos de idade estão no Ceará. A categoria principal, a Pro Junior, é a que tem o maior número de participantes, 64 no total. Eles foram divididos em duas fases, com 48 entrando na primeira fase e os dezesseis mais bem colocados no ranking da ABRASP no ano passado, só estreando na terceira rodada da competição. Na Pro Junior Feminina, são 22 concorrentes ao título escaladas na primeira fase, entre elas a campeã brasileira de 2015, Larissa dos Santos, e a vencedora do último Circuito Pena Little Monster, Yanca Costa, ambas do Ceará.

Atletas no Meeting Técnico (Lima Junior / Pena)
Atletas no Meeting Técnico (Lima Junior / Pena)

Nas categorias dos monstrinhos, são 27 participantes na Sub-16, dezenove na Sub-14, dezesseis na Sub-12, oito na Sub-10 e cinco na Sub-08, que só disputarão a bateria final no domingo. Surfistas de vários estados do país, desde o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e até do Pará, estarão se apresentando nas ondas do Ronco do Mar neste fim de semana em Paracuru.

A etapa de abertura do Pena Little Monster 2017 será apresentada pela CT Wax, com patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Paracuru, apoio da Agua Acacia, Picolé Pardal, dos hotéis Vento Brasil e Dunas de Paracuru, das pousadas Bons Ventos e Sol & Lua e Associação de Surf de Paracuru (ASPA), com realização da Federação de Surf do Estado do Ceará, Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções. O evento será transmitido ao vivo pelo www.pena.com.br através da plataforma do www.surfcore.com.br

———————————————————–
João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria do Surf
Assessoria de Imprensa do Pena Little Monster