Wiggolly Dantas apresenta Brasileiro de Surf Feminino está confirmado pelo 5º ano consecutivo e agora com 2 etapas

By abrasp | 19 de março de 2019 | Destaque, Feminino

EVENTO OFICIAL DA ABRASP TERÁ ABERTURA DIAS 17 A 19 DE MAIO, EM UBATUBA

Consolidado, aguardado pelas competidoras e sempre crescendo. O Wiggolly Dantas apresenta Brasileiro de Surf Feminino, campeonato oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional e exclusivo para as mulheres, está confirmado pelo quinto ano seguido e chega nesta temporada com mais uma grande novidade. Agora, serão duas etapas, ambas na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral de SP, um dos principais “palcos” da modalidade no litoral brasileiro.

A abertura está confirmada para os dias 17 a 19 de maio, enquanto que a final será nos dias 18 a 20 de outubro. Mais uma vez, o evento definirá a campeã brasileira profissional de surf, com R$ 15 mil em premiação, e também contará com a disputa na categoria pro-júnior, novamente valendo o título nacional e mais R$ 5 mil às primeiras colocadas. O trabalho de base segue mantido, reunindo as meninas nas faixas etárias sub10, sub12, sub14 e sub16 e, para completar a festa, a disputa do longboard, os famosos pranchões.

“O meu objetivo foi ajudar a categoria feminina, que tem pouco investimento no Brasil, e agora já estamos no quinto ano consecutivo e fico feliz de ver o campeonato estabelecido, forte, esperado pelas meninas todas. Sempre via minha irmã (Suellen Naraísa), que foi bicampeã brasileira, batalhando muito e quis fortalecer esse trabalho. Agora, ela me ajuda junto com a minha mãe (Eliane), que sempre esteve envolvida com o surf com seus quatro filhos, e fico feliz em ver que continuamos crescendo”, afirma Wiggolly Dantas, que já figurou na elite mundial por três temporadas e segue competindo no QS.

Para Eliane Dantas, que hoje atua no comando do evento, a realização de duas etapas é o exemplo que é possível investir no surf feminino. “Os anos anteriores consolidaram a nossa iniciativa de apoiar o surf feminino e agora, a Família Dantas conseguiu uma emenda parlamentar, garantindo que a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, celebre um convênio com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e teremos duas etapas na mesma temporada, o que é muito importante para o nosso esporte. Queremos incentivar cada vez mais esse crescimento”, diz Eliane, que há mais de quatro décadas trabalha na Praia de Itamambuca, com seu quiosque de lanches e viu várias gerações do surf sendo formadas.

Na primeira edição do evento, em 2015, a vitória na categoria profissional foi da catarinense Jaqueline Silva, que já foi vice-campeã mundial do CT. No ano seguinte, mais uma vitória de uma atleta com vivência na elite mundial, a cearense Silvana Lima. Em 2017, final “caseira” com Luana Coutinho superando Camila Cássia, para garantir o título. Já na edição 2018, Camila Cássia voltou a fazer final, ficou em segundo e, desta vez, sagrou-se a campeã nacional.

A festa também foi da catarinense Tainá Hinckel, sem dúvida, uma das grandes promessas do surf feminino, vencendo tanto a profissional quanto a pro-júnior. Outro destaque ficou para a “dobradinha” da família Mandelli, de Matinhos, com Thiara, a mãe sendo bicampeã do evento no longboard, e Luara, a filha, a vitoriosa na sub10. Na sub16, a carioca Maju Freitas repetiu o primeiro lugar de 2017, enquanto que a torcida local também comemorou as duas vitórias de Nairê Marquez, na sub12 e sub14.

 

RESULTADOS 2018

PROFISSIONAL

1 Tainá Hinckel – SC (Guarda do Embaú)

2 Camila Cássia – SP (Ubatuba) – campeã do Circuito Brasileiro Profissional pela Abrasp

3 Larissa dos Santos – CE (Fortaleza)

4 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)

 

PRO JÚNIOR

1 Tainá Hinckel – SC (Guarda do Embaú) – campeã brasileira pela Abrasp

2 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)

3 Louisie Frumento – SP (Guarujá)

4 Maju Freitas – RJ (Rio de Janeiro)

 

SUB16

1 Maju Freitas – RJ (Rio de Janeiro)

2 Sophia Medina – SP (São Sebastião)

3 Júlia Duarte – RJ (São Sebastião/SP)

4 Isabela Saldanha – SP (São Sebastião)

 

SUB14

1 Nairê Marquez – SP (Ubatuba)

2 Sophia Medina – SP (São Sebastião)

3 Sophia Gonçalves – SP (São Sebastião)

4 Vitória Carneiro – CE (Fortaleza)

 

SUB12

1 Nairê Marquez – SP (Ubatuba)

2 Sophia Gonçalves – SP (São Sebastião)

3 Giovanna Donato – SP (São Sebastião)

4 Mayara Zampieri – SP (São Sebastião)

 

SUB10

1 Luara Mandelli – PR (Matinhos)

2 Bibi Nogueira – SP (Praia Grande)

3 Natalia Gerena – SP (Ilha Comprida)

4 Luiza Teixeira – SC (Imbituba)

 

LONGBOARD PROFISSIONAL

1 Thiara Mandelli – PR (Matinhos)

2 Jasmin Avelino – RJ (Rio de Janeiro)

3 Mainá Thompson – RJ (Rio de Janeiro)

4 Monique Pontes – SP (São Vicente)

 

DANTAS EXPRESSION SESSION – Emerson Santos “Tikinho” – SP (Ubatuba)

Por: Fábio Maradei – FMA NOTÍCIAS